SEMA – Sistema de Estabilização Multi-Ativa para embarcações

O SEMA (Sistema Estabilizador Multi-Ativo para Embarcações de Pequeno e Médio Porte) baseia-se na geração de uma força reativa, obtida por meio de propulsores, que anula, ou minimiza, os movimentos oscilatórios provocados pelas ondas que atingem a embarcação.

O projeto do conceitual SEMA foi desenvolvido com apoio do PIPE-fase I da FAPESP e concluído no final de 2010, onde resultados experimentais
(Ensaio no TPN) com o modelo em escala reduzida mostraram que o SEMA é extremamente eficaz na redução dos movimentos de Roll(balanço) da embarcação, como apresentado no gráfico ao lado. Comprovando assim a viabilidade técnico-científica do produto e recebendo grau máximo de aprovação na avaliação da FAPESP.

Sema-ensaio

Para o desenvolvimento do produto SEMA a Technomar conta com apoio da FAPESP, FINEP e CNPq (através dos programas PIPE-fase II, PAPPE-Subvenção e RHAE), além de contar com o apoio de uma grande empresa catarinense do setor de embarcações de recreio e lazer. A etapa com os testes em condições reais serão realizado em 2013 e o SEMA será lançado comercialmente em 2014.