Empresa

A Technomar é uma empresa de base tecnológica (EBT) especializada em engenharia naval e oceânica, fundada em 2002. A empresa nasceu de um “spin-off” do Laboratório TPN (Tanque de Provas Numérico) da Engenharia Naval – Escola Politécnica/USP, o que possibilita acesso a uma grande infraestrutura de desenvolvimento e inovação tecnológica.

Desde então, a Technomar atua em grandes projetos de engenharia naval e oceânica, sempre atendendo às empresas líderes no setor. Durante todo este período, desenvolveu tecnologias inovadoras como o sistema Dynasim para simulação hidrodinâmica de corpos flutuantes, o SMH (sistema de simulações em tempo real para manobras marítimas e hidroviárias) e diversos desenvolvimentos de pesquisa aplicada à engenharia.

A Technomar conta com um corpo técnico experiente em projetos de alta criticidade. Seus engenheiros possuem titulação de mestres e doutores em suas especialidades e são focados no sucesso dos projetos de seus clientes. Isso torna a empresa altamente qualificada para oferecer consultoria nos seguintes segmentos:

• Simulação computacional de manobras para portos e logística oceânica
• Projetos de engenharia naval para embarcações e plataformas offshore
• Projetos e análises de posicionamento dinâmico
• Projetos de amarração de embarcações e plataformas
• Análises experimentais e ensaios
• Desenvolvimento de soluções inovadoras

Os clientes da Technomar são empresas dos seguintes ramos de atuação:

• Operações de perfuração, exploração e produção de petróleo;
• Operação de portos e terminais marinhos e fluviais;
• Construção de embarcações;
• Engenharia e equipamentos para exploração e produção de petróleo e gás.

DIFERENCIAIS

• Visão empresarial, focado no resultado diferenciado para seus clientes e com alto conteúdo tecnológico.
• Os engenheiros da Technomar são os próprios desenvolvedores da maioria das ferramentas de trabalho, permitindo a completa compreensão do processo de projeto e de seus resultados.
• Os sócios realizam diretamente os projetos e simulações junto aos clientes, garantindo atendimento personalizado e alto padrão de qualidade.
• Agilidade no processo de projeto de forma a atender seus clientes com alta qualidade e eficiência.
• Corpo técnico com titulação de mestre ou doutor em universidades líderes do país.

CONVÊNIO

A Technomar possui um convênio de cooperação com a USP (Universidade de São Paulo) no setor de sistemas de exploração de petróleo e gás natural e também possui associação com o Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia).

Tem como parceiro o TPN/USP (Tanque de Provas Numérico da Escola Politécnica – USP), um centro de pesquisa avançada que conta com infraestrutura de desenvolvimento com tecnologia de ponta, como cluster de processamento, tanque de provas para ensaios, simulador de manobras e sala de projeção 4D.

EQUIPE

Carlos Fucatu: Pós doutorado (2006), doutorado (2003) e mestrado (1998) em Engenharia Naval e Oceânica pela Poli/USP com especialidade em dinâmica de sistemas de exploração de petróleo offshore. Possui mais de 20 anos de experiência em projetos de engenharia para empresas líderes neste setor. Desenvolvedor principal de sistemas de simulação Dynasim/TPN.

Edgard Malta: Doutorado (2015), mestrado (2010) e graduação (2005) em Engenharia Naval e Oceânica pela Poli/USP com especialidade em hidrodinâmica de embarcações e sistemas, nas áreas de comportamento em ondas com avaliação numérica e experimental. Possui mais de 8 anos de experiência em projetos de engenharia e ensaios com vários prêmios de inovação tecnológica no setor de exploração de petróleo e gás.

Fabiano Rampazzo: Mestrado (2011) e graduação (2007) em Engenharia Naval pela USP. Possui mais de 7 anos de experiência em projetos de estruturas marítimas para produção de petróleo, atuando em novos cascos e sistemas de ancoragem.

Felipe Rateiro: Doutorado (2014), mestrado (2010) e graduação (2006) em Engenharia Naval e Oceânica pela Poli/USP com especialidade em análises de linhas de ancoragem e risers acoplados com sistemas flutuantes de produção de petróleo e gás. Possui mais de 7 anos de experiência em projetos de engenharia em layouts para terminais portuários e simulações marítimo hidroviárias.

Marcelo Cyrillo Telles: Engenheiro Mecânico (1990) pela Poli/USP e MBA em Finanças pela FIA/USP. Possui mais de 22 anos de experiência em posições de estruturação e gestão de negócios em empresas como Unilever, Citibank e Banco AbnAmro Real. Suas últimas posições foram como diretor administrativo financeiro dos bancos Standard de Investimentos (2007-10) e Banco Espírito Santo de Investimentos (2011-13).