Soluções

Desenvolvimento de soluções inovadoras

A Technomar aplica o conhecimento gerado pelo seu corpo técnico no desenvolvimento de produtos inovadores e de grande aplicação no ambiente industrial. Entre estes desenvolvimentos, destacam-se:

SMH – Simulador Marítimo Hidroviário

O simulador SMH é um simulador de manobras de navios, possuindo controles adequados para a realização de manobras, tanto marítimas quanto portuárias. O SMH foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Transpetro, o Laboratório TPN- USP e a Technomar.

Munido com uma ampla bancada de controles, painéis de comando fiéis aos presentes em navios, o simulador SMH se apresenta hoje como uma completa solução de engenharia que atende tanto às necessidades de engenharia como a de treinamento. O SMH apresenta um dos mais fieis e elaborados modelos hidrodinâmicos presentes em simuladores “full bridge” do mundo. Desta forma é utilizado em análises de engenharia e treinamento em relação a quebra-mares, manobras e dragagem, tendo como diferencial a consideração das linhas (springs, mangotes, etc).

Sua arquitetura escalável e flexível permite a integração de uma ampla gama de equipamentos como a repetidora de leme, repetidora do giroscópio e equipamentos mais complexos como o console de controle DP. Essa flexibilidade é possível graças à adoção de protocolos de comunicação padronizados do mercado. Além dos equipamentos, o SMH possibilita a integração com ECDIS e até sistemas mais complexos como óculos de imersão 3D.

SEMA – Sistema Estabilizador Multi-Ativo para Embarcações de Pequeno e Médio Porte

O SEMA é um sistema de estabilização que visa incrementar o conforto da tripulação nas embarcações ancoradas através da redução dos níveis de aceleração devido à passagem de ondas.

Inicialmente o produto foi desenvolvido para embarcações de recreio, entretanto seu potencial é aplicável a uma grande gama de embarcações de serviço.

Em virtude do caráter inovador do projeto, a Technomar conta com o suporte da FAPESP, da FINEP e do CNPq para o desenvolvimento do SEMA, que atualmente encontra-se em fase de testes do protótipo em escala real.
Para viabilização deste produto, a Technomar desenvolveu diversos estudos hidrodinâmicos para avaliação dos movimentos, otimização hélice-motor do sistema de atuação, projeto mecânico e de controle do acionamento do sistema e seus diversos subitens.