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Você sabe qual a função de um prático?
A praticagem é uma atividade essencial para a segurança e eficiência da navegação em áreas complexas, como portos, estuários e diferentes tipos de hidrovias. O profissional responsável por essa tarefa é o prático, cujo conhecimento técnico e experiência são fundamentais para a condução de embarcações de grande porte em locais que dificultem a livre e segura movimentação da embarcação por fatores naturais ou operacionais.
No Brasil, onde a navegação tem grande importância estratégica devido à extensa costa e volumoso comércio marítimo do país, o serviço de praticagem desempenha um papel central para garantir que navios entrem e saiam dos portos sem incidentes.
O que é um prático?
A função do profissional de praticagem é de assessorar o Comandante do navio a conduzir grandes embarcações por canais estreitos, atracar e desatracar em portos, e manobrar em áreas de difícil navegação. O trabalho do prático ocorre em conjunto com o comandante do navio, dando instruções precisas sobre a direção e velocidade, além de coordenar o uso de rebocadores que ajudam a realizar movimentações delicadas, especialmente em áreas onde ventos, correntes e outros fatores, naturais ou não, podem dificultar a operação.
A importância da profissão é sublinhada pela baixa taxa de acidentes no Brasil. Segundo a Associação Internacional de Clubes de Proteção Mútua dos Amarradores (IGP&I), o índice de sinistros envolvendo práticos no país é de apenas 0,002%, número que se equipara a nações como os Estados Unidos – reconhecidos pela infraestrutura portuária avançada.
O trabalho de um prático envolve uma série de responsabilidades que vão muito além da condução de um navio. Ele precisa conhecer profundamente as características topográficas e marítimas da região onde atua, as peculiaridades do tráfego de embarcações e as condições ambientais, como correntes, marés e ventos. Além disso, o profissional também deve estar preparado para lidar com situações imprevistas, como panes nos motores ou dos rebocadores, rompimento de cabos e mudanças súbitas no clima.
Regulamentação
A profissão de prático é uma das mais antigas do Brasil. O primeiro regimento que regulava a atividade foi publicado em 1808, com a assinatura do então príncipe regente D. João VI, logo após a chegada da corte portuguesa ao Brasil. Desde então, o serviço de praticagem passou a ser normatizado pela Marinha do Brasil, que estabelece os padrões e procedimentos a serem seguidos pelas cooperativas de práticos espalhadas pelo país. A entrada na profissão se dá por meio de um processo seletivo, supervisionado pela Marinha e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
No Brasil, o serviço de praticagem é regulamentado pela Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA) nº9.537/1997, que define as normas e procedimentos obrigatórios para o exercício da profissão. A delimitação das zonas de praticagem também é controlada pelo governo, que determina onde e quando o serviço é obrigatório de acordo com as peculiaridades locais.
Um exemplo de praticagem eficiente no Brasil pode ser observado no Porto de Santos, o maior do país. Lá, esses profissionais utilizam uma série de recursos tecnológicos, como câmeras instaladas ao longo do porto e equipamentos meteorológicos que medem a altura e o período das ondas, a direção e a intensidade das correntes marinhas e do vento. Esses dados, combinados com informações sobre a visibilidade e a variação da maré, são monitorados em tempo real, permitindo uma navegação segura em todo o canal navegável, que se estende por 20 km e inclui 67 terminais e berços de atracação.
Leia mais: Alertas em tempo real – Conheça as soluções de monitoramento da Technomar Engenharia
Embora o serviço de praticagem seja realizado de forma privada, ele é de interesse público, uma vez que procura proteger o porto de acidentes que poderiam causar danos ambientais, mortes ou prejuízos financeiros significativos. Um grande exemplo da importância dessa atividade foi o incidente no Canal de Suez, no Egito, em 2021, quando um navio bloqueou a passagem de centenas de embarcações, causando um impacto econômico global.
Segurança de praticagem com o TMS da Technomar
A Technomar Engenharia oferece soluções fundamentais para a atividade de praticagem por meio de tecnologias como o TMS (Technomar Maritime Simulator), que é certificado pela DNV e permite a simulação realista de manobras de embarcações. O simulador é essencial no treinamento de práticos e no desenvolvimento de estudos de manobras em portos e canais de acesso, garantindo segurança nas operações. Isso proporciona aos profissionais da praticagem uma experiência próxima da realidade, permitindo que se familiarizem com diferentes cenários e desafios encontrados nas áreas de difícil navegação.
Além de auxiliar no treinamento, o TMS desempenha um papel importante no planejamento e desenvolvimento de novos terminais e canais de acesso. Por meio da modelagem hidrodinâmica e virtual de navios e ambientes, o simulador ajuda a prever situações e manobras complexas, o que é essencial para a atuação segura dos práticos. Essas simulações garantem que as movimentações sejam testadas e validadas antes de serem realizadas no mundo real, diminuindo os riscos de acidentes e aumentando a eficiência das operações portuárias.
Outro diferencial da Technomar é o envolvimento completo da equipe na implementação dos simuladores. Desde a análise de demandas até o treinamento das equipes, a empresa garante que cada simulador seja customizado conforme as necessidades dos clientes, proporcionando aos práticos ferramentas tecnológicas de alta precisão para conduzir suas manobras. Esse suporte tecnológico especializado é um grande aliado no cumprimento da função dos práticos, contribuindo para a redução de incidentes e a promoção de uma navegação mais segura nos portos brasileiros.
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