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Veja o quanto é possível economizar com a otimização do calado dinâmico

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Já imaginou ser possível ampliar o limite do calado operacional mantendo uma navegação segura, mesmo em condições extremas, e que isso pode impulsionar o seu faturamento?

O calado é um dos principais fatores que limitam a operação dos navios em portos, já que a maioria trabalha com limites baseados em fórmulas empíricas de normas como a PIANC, que por serem conservativas acabam estimando calados menores do que poderiam ser.

A partir do histórico de manobras do porto, é realizada uma intensa campanha de simulações considerando as condições ambientais, a batimetria do canal e a hidrodinâmica das embarcações. Com os resultados em mãos, analisa-se a maximização do calado mantendo a segurança da navegação. Este estudo possibilita aumentar a capacidade de carga sem comprometer a segurança da navegação, potencializando a eficiência da operação – que se traduz em margens operacionais maiores para portos e afretadores.

Em janeiro de 2024 a Technomar participou de um projeto colaborativo entre o Portos RS, Sintermar Unidades Terminais, Tecon Rio Grande e Praticagem de Rio Grande, para atualização da Norma Nº 23/2023 do porto, que estabelecia os limites dos calados operacionais. Com os estudos do projeto foram estabelecidos novos marcos, como a homologação de manobras de giro com um calado maior dentro do Porto de Rio Grande, mantendo o alto padrão de segurança já estabelecido.

Quer saber mais sobre a importância de projetos de otimização de calado? Deixe um comentário aqui.

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